Washington (30.jul.2025) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comunicou nesta quarta-feira (30) a criação de uma tarifa de 25% sobre bens importados da Índia. A medida entra em vigor em 1º de agosto.
Em publicações na rede social Truth Social, Trump afirmou que as tarifas indianas “estão entre as mais altas do mundo” e criticou barreiras não tarifárias adotadas por Nova Délhi. Segundo o republicano, o país asiático será taxado por manter “relações comerciais extensas” com a Rússia.
“A Índia sempre comprou a maior parte de seu equipamento militar da Rússia e, juntamente com a China, é o maior comprador de energia russa, num momento em que todos querem que Moscou pare a guerra na Ucrânia”, escreveu o presidente. Trump classificou a situação como “não boa” e reforçou que os Estados Unidos registram “enorme déficit comercial” com o parceiro.
O anúncio ocorre poucas semanas depois de o governo norte-americano ter indicado que um acordo tarifário com a Índia estava próximo. Trump também demonstrou insatisfação com o que considera “compromisso insuficiente” do presidente russo, Vladimir Putin, nas negociações para encerrar o conflito ucraniano.
Desde que reassumiu a Casa Branca, em janeiro, Trump ampliou a disputa comercial com diversos parceiros, impondo taxas que variam de 15% a 50%. Para o Brasil, por exemplo, a tarifa anunciada deve ser aplicada a partir de 1º de agosto, quando termina a trégua concedida para novas negociações.

Imagem: Agência EFE via gazetadopovo.com.br
Em fevereiro, Trump recebeu o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, na Casa Branca, mas as conversas não resultaram em mudanças nas políticas comerciais de Nova Délhi.
Com informações de Gazeta do Povo