Home / Política / Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo negam influência em cancelamento de reunião entre Brasil e EUA

Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo negam influência em cancelamento de reunião entre Brasil e EUA

rss featured 17681 1754944080
Spread the love

Brasília, 11 ago. 2025 – O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o jornalista Paulo Figueiredo divulgaram nota nesta segunda-feira, 11, contestando declarações do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre o cancelamento de uma reunião entre o governo brasileiro e o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent.

Haddad afirmou que o parlamentar atuou para impedir o encontro na Casa Branca, alegando que a iniciativa teria comprometido as tratativas bilaterais. Segundo o ministro, a postura de Eduardo Bolsonaro poderia dificultar futuras negociações se o Congresso não adotar medidas contra o deputado.

No comunicado, Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo rejeitam qualquer participação na mudança de agenda. “Haddad prefere culpar terceiros pela própria incompetência, enquanto Lula inflama uma crise diplomática”, diz o texto. Os dois argumentam que, após a declaração de emergência econômica feita pelo presidente Donald Trump há quase duas semanas, uma reunião ocorreria “apenas para encenação” se o Brasil não tratasse dos pontos levantados por Washington.

Os autores da nota também ressaltam que Scott Bessent “atua de acordo com as diretrizes do presidente dos Estados Unidos e defende exclusivamente os interesses do povo norte-americano”.

Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo informaram que viajarão a Washington na quarta-feira, 13, para uma série de encontros com autoridades locais. “Talvez Lula também as tivesse se, em vez de bravatas ideológicas, colocasse a diplomacia e o interesse nacional em primeiro lugar”, conclui o texto.

Com informações de Revista Oeste