Home / Política / Eduardo Bolsonaro diz que Trump pode acionar Lei Magnitsky contra Moraes ainda hoje

Eduardo Bolsonaro diz que Trump pode acionar Lei Magnitsky contra Moraes ainda hoje

rss featured 14136 1753460069

Brasília, 25 de julho de 2025 – O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pode aplicar a Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ainda nesta sexta-feira.

A legislação norte-americana prevê o congelamento de bens em território dos EUA e impede que o alvo realize transações financeiras que passem pelo sistema financeiro do país. Segundo o parlamentar, a medida seria “mais um capítulo” nas sanções a Moraes, que teve o visto americano revogado na semana passada.

“Trump tem um arsenal na mesa e, caso venha, talvez até hoje, a Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes será apenas mais um episódio”, disse Eduardo Bolsonaro em entrevista concedida à revista Oeste.

Lobby nos EUA

O deputado está nos Estados Unidos desde o início da semana para articular punições ao ministro, no contexto do processo que investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Uma das medidas anunciadas, o tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros, acabou afetando toda a pauta de exportações do país.

Eduardo Bolsonaro condicionou a revisão da tarifa à aprovação, pelo Congresso Nacional, de um projeto de anistia para os envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023. Ele também mencionou que o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), podem ser alvo de sanções americanas caso não avancem com a pauta.

Pressão pelo impeachment

O impeachment de Alexandre de Moraes é uma das principais bandeiras da oposição ao governo Lula. Até o momento, já foram protocolados 29 pedidos no Senado. O mais recente, apresentado nesta semana pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), alega atuação político-partidária do ministro, violação da liberdade de expressão e falta de imparcialidade no inquérito que apura a suposta tentativa de golpe após as eleições de 2022.

Eduardo Bolsonaro diz que Trump pode acionar Lei Magnitsky contra Moraes ainda hoje - Imagem do artigo original

Imagem: Zeca Ribeiro via gazetadopovo.com.br

Flávio Bolsonaro sustenta que Moraes teria aplicado “repressão desproporcional” a manifestações políticas ligadas ao ex-presidente e a parlamentares aliados.

As declarações de Eduardo Bolsonaro ocorrem em meio à escalada de tensões diplomáticas entre Brasília e Washington, impulsionada pelas sanções recentes e pelas críticas reiteradas de Trump ao que chama de “perseguição política” contra Jair Bolsonaro.

Com informações de Gazeta do Povo