Home / Política / Eduardo Bolsonaro cobra posicionamento de Tarcísio e Ratinho Jr. sobre anistia a apoiadores de Bolsonaro

Eduardo Bolsonaro cobra posicionamento de Tarcísio e Ratinho Jr. sobre anistia a apoiadores de Bolsonaro

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) usou a rede social X, antigo Twitter, para criticar os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Ratinho Júnior (PSD-PR). Segundo o parlamentar, ambos evitam defender a anistia aos chamados “presos políticos” ao tratar do aumento de 50% nas tarifas de importação anunciado pelos Estados Unidos para produtos brasileiros.

Na publicação feita em 27 de julho de 2025, Eduardo afirmou: “Desconfie de quem se mostra preocupado com a tarifa-Moraes e não fala dos presos políticos ou crise institucional, ignorando a carta do Trump que é expressa na solução do problema. Estão te enganando, jogando para a plateia e prolongando o sofrimento de quem dizem defender”.

Reação de Tarcísio em evento da XP

Um dia antes, durante o Expert XP, em São Paulo, Tarcísio declarou que mantém diálogo com empresas e parlamentares norte-americanos para tentar reverter a medida. “Estamos conversando com as contrapartes americanas, empresas e políticos, para que possam sensibilizar o governo americano e mostrando o tamanho do problema. Infelizmente hoje busca-se tirar proveito político de tudo, por isso estamos nessa situação”, disse o governador paulista, sem mencionar a pauta da anistia.

Posição de Ratinho Júnior

No mesmo evento, Ratinho Júnior afirmou que a figura do ex-presidente Jair Bolsonaro “não é mais importante que essa relação comercial entre os Estados Unidos e o Brasil”. A fala motivou nova resposta de Eduardo, que divulgou um vídeo com trechos de cartas e declarações do ex-presidente Donald Trump em apoio a Bolsonaro. “Desculpe-me, governador, mas ignorar estes fatos não vai solucionar o problema, vai apenas prolongá-lo ao custo do sofrimento de vários brasileiros”, argumentou o deputado.

As críticas expõem divergências dentro do grupo bolsonarista sobre como enfrentar o isolamento internacional e a discussão sobre anistia a apoiadores investigados ou condenados nos últimos anos.

Com informações de Direita Online