Home / Economia / Senador Alessandro Vieira acusa STF de proteger ministros e defende abertura de impeachment

Senador Alessandro Vieira acusa STF de proteger ministros e defende abertura de impeachment

ocrente 1769206750
Spread the love

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) afirmou nesta sexta-feira, 23 de janeiro de 2026, que o Supremo Tribunal Federal (STF) “optou por acobertar” condutas de dois de seus integrantes e que caberá ao Senado iniciar um processo de impeachment contra magistrados da Corte.

Em mensagem publicada na rede social X, o relator da CPI do Crime Organizado declarou: “Entre a transparência e o espírito de corpo, o STF escolheu acobertar as condutas escandalosas de Toffoli e Moraes. O único caminho disponível é levar o Senado a uma inédita ação de controle, via processo de impeachment. Essa será a missão fundamental nos próximos meses”.

Reação a manifestações internas do tribunal

O posicionamento do parlamentar foi divulgado após manifestações públicas de ministros do STF em defesa de colegas. O presidente da Corte, Edson Fachin, e o decano Gilmar Mendes elogiaram a decisão da Procuradoria-Geral da República (PGR) que arquivou denúncias contra o ministro Dias Toffoli envolvendo o chamado Caso Master.

Vieira, que é ex-delegado de polícia, mantém como principais bandeiras legislativas o combate à corrupção, a segurança pública e o controle da atividade do Judiciário. O senador também articula Comissões Parlamentares de Inquérito para apurar supostos abusos do Supremo, relatou o projeto do marco legal do crime organizado e apresentou proposta para individualizar as penas de envolvidos nos atos de 8 de janeiro.

Até o momento, não há pedido formal de impeachment protocolado contra ministros do STF no Senado, mas Vieira indicou que pretende trabalhar pela iniciativa nos próximos meses.

Com informações de Gazeta do Povo