Home / Economia / Presidente da CPMI do INSS pede a Toffoli acesso a dados sigilosos de dono do Banco Master

Presidente da CPMI do INSS pede a Toffoli acesso a dados sigilosos de dono do Banco Master

ocrente 1769816059
Spread the love

O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG), solicitou nesta sexta-feira, 30 de janeiro, uma audiência com o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), para reaver as informações referentes à quebra de sigilo do empresário Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master.

Em 12 de janeiro, Toffoli determinou que todo o material fosse retirado dos arquivos da CPMI e armazenado na Presidência do Senado, impedindo o acesso dos integrantes do colegiado. “Solicitei formalmente uma audiência com o ministro Dias Toffoli para tratar da devolução do material retirado da CPMI do INSS”, informou Viana em nota.

O senador também adiantou que pretende se reunir na próxima segunda-feira, 2 de fevereiro, com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), a fim de pedir a prorrogação dos trabalhos da comissão. “Órfãos, viúvas e aposentados merecem respeito, transparência e, sobretudo, o compromisso efetivo do Congresso Nacional com a verdade e a responsabilização”, declarou.

Na quinta-feira, 29, Viana afirmou que Vorcaro vem sendo “blindado de forma surpreendente e estranha” para evitar prestar esclarecimentos. O banqueiro foi convocado a depor na CPMI, e o presidente do colegiado fez um apelo para que eventual pedido de habeas corpus não o dispense de falar. “Precisamos que o banqueiro, acusado de um desfalque bilionário, seja obrigado a falar”, ressaltou.

Com informações de Gazeta do Povo