Home / Economia / Nota da comunidade volta a contestar defesa de Gilmar Mendes a Toffoli no X

Nota da comunidade volta a contestar defesa de Gilmar Mendes a Toffoli no X

ocrente 1769465959
Spread the love

Usuários da rede social X acrescentaram, na noite de 26 de janeiro de 2026, mais uma “nota da comunidade” a uma postagem do ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal (STF). É a segunda correção em menos de uma semana dirigida ao magistrado por publicações em apoio ao colega Dias Toffoli.

No texto questionado, Mendes voltou a enaltecer o “compromisso” de Toffoli com a Constituição e ressaltou a independência do Judiciário como condição para a confiança pública e o “diálogo”. Pouco depois da publicação, usuários anexaram uma nota informando que a trajetória de Toffoli inclui “indícios de suspeição”.

Entre os pontos citados pela nota estão:

  • a viagem de jatinho que levou o ministro à final da Libertadores;
  • ligações patrimoniais com o resort Tayayá, empreendimento que tem parentes do magistrado na sociedade.

A primeira correção havia sido registrada na quinta-feira anterior, após o arquivamento, pela Procuradoria-Geral da República (PGR), de um pedido de afastamento de Toffoli no chamado caso Master. Na ocasião, a comunidade recordou artigos do Código de Processo Civil sobre suspeição de juízes e mencionou novamente o episódio do jatinho.

Toffoli é alvo de críticas por concentrar em seu gabinete, sob elevado grau de sigilo, a investigação relacionada ao Banco Master.

Com a nova intervenção dos usuários, Gilmar Mendes soma duas notas da comunidade em sete dias, ambas resultado de manifestações públicas em defesa do colega de Corte.

Com informações de Gazeta do Povo