Home / Economia / Encontro fora da agenda: Lula recebeu banqueiro Daniel Vorcaro em 2024, confirmam veículos de imprensa

Encontro fora da agenda: Lula recebeu banqueiro Daniel Vorcaro em 2024, confirmam veículos de imprensa

ocrente 1769458779
Spread the love

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou, em 2024, uma reunião não registrada na agenda oficial com o banqueiro Daniel Vorcaro, do Banco Master. De acordo com informações divulgadas inicialmente pelo portal Metrópoles e depois confirmadas por CNN Brasil, Valor, UOL e BandNews FM, o encontro também contou com a presença do atual presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, e do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega.

Segundo relatos, Vorcaro reclamou da concentração do sistema bancário e dos impactos negativos para o Banco Master. Lula teria respondido que a questão se enquadra na esfera regulatória do Banco Central. Nem o Palácio do Planalto nem os participantes comentaram publicamente o encontro.

Investigação da Polícia Federal

Daniel Vorcaro é o principal alvo da Operação Compliance Zero, deflagrada pela Polícia Federal no fim do ano passado para apurar suspeitas de fraudes financeiras envolvendo o Banco Master. O banqueiro chegou a ser preso por alguns dias e, em depoimento, reconheceu dificuldades recorrentes de liquidez na instituição, afirmando que o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) era usado como estratégia de negócios.

Os investigadores apontam indícios de crimes como organização criminosa, gestão fraudulenta, manipulação de mercado, uso de informação privilegiada, indução de investidores ao erro e lavagem de dinheiro. A mais recente fase da operação, iniciada neste mês, aprofunda a análise de transações com ativos sem liquidez, preços inflados artificialmente e operações entre partes relacionadas.

Em depoimento à PF, Vorcaro citou apenas o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), como político com quem teria se encontrado, sem mencionar Lula. Procurada, a defesa do banqueiro não se manifestou até o fechamento desta reportagem.

Com informações de Gazeta do Povo