A liquidação do Banco Master, oficializada em 20 de novembro de 2025, interrompeu as operações da instituição e afetou diretamente 12,4 milhões de clientes. Segundo o sindicato dos trabalhadores, 515 funcionários também foram impactados pelo encerramento das atividades.
Prejuízo bilionário para fundos públicos
O governo federal estima perda de R$ 1,86 bilhão em recursos de fundos de previdência pública aplicados no banco. Clientes que mantinham depósitos na instituição podem solicitar ressarcimento por meio do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).
Em ação ligada ao caso, a Polícia Federal apreendeu um jato executivo pertencente a Vorcaro, avaliado em R$ 200 milhões.
Fila do INSS estabelece novo recorde
Paralelamente à crise no setor bancário, a fila de pedidos de benefícios no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltou a crescer em novembro e atingiu o maior nível já registrado. Os dados oficiais não detalham o número exato de processos pendentes.
Ex-presidente da Caixa indicado ao BRB
No setor bancário estatal, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, indicou um ex-presidente da Caixa Econômica Federal — que ocupou o cargo no governo Michel Temer — para assumir a presidência do Banco de Brasília (BRB).
Com informações de Gazeta do Povo