O empresário brasileiro Joesley Batista manteve uma conversa privada na última sexta-feira (9) com a líder interina da Venezuela, Delcy Rodríguez. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (14) pela agência Reuters.
Dono da companhia de petróleo e gás Fluxus, Batista viajou a Caracas com o objetivo de buscar parcerias no setor energético. Fontes próximas às negociações disseram, sob condição de anonimato, que o encontro buscou sinalizar aos Estados Unidos a disposição do governo venezuelano de abrir sua indústria de petróleo e gás a novos investimentos estrangeiros.
Segundo a CNN Brasil, também foram discutidos a estabilidade do governo provisório, o apoio interno a Delcy após a captura de Nicolás Maduro e as perspectivas para aportes de capital no país. Batista conversou com representantes do governo Donald Trump antes e depois da reunião.
Procurada pela emissora, a J&F, holding dos irmãos Batista, informou que não comentaria o assunto.
Antecedentes
Não é a primeira vez que Joesley Batista atua como interlocutor informal na crise venezuelana. De acordo com o jornal Washington Post, o empresário foi enviado pelo então presidente americano Donald Trump para negociar uma saída pacífica de Maduro antes da operação militar que resultou na prisão do ex-ditador. A proposta foi rejeitada pelo venezuelano e por sua esposa, e a ofensiva acabou avançando.
Com informações de Gazeta do Povo