Home / Economia / Haddad apoia estabilidade de servidor, mas quer avaliação rigorosa de desempenho

Haddad apoia estabilidade de servidor, mas quer avaliação rigorosa de desempenho

ocrente 1759176996
Spread the love

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou que a estabilidade no funcionalismo público deve ser mantida, mas acompanhada por regras objetivas de produtividade e eficiência. A afirmação foi feita no sábado (29) durante participação no podcast Três Irmãos.

Haddad ressaltou que a estabilidade é “elemento fundamental” para um serviço estatal organizado, porém defendeu a adoção de critérios claros de horário, jornada e controle de qualidade. Segundo o ministro, os recursos públicos são limitados e custeados por toda a sociedade, o que exige transparência e garantia de que o dinheiro “renda”.

Como exemplo, mencionou hospitais públicos, que, na visão dele, devem cumprir padrões de qualidade semelhantes aos exigidos em outras áreas. O ministro também citou o trabalho remoto, apontando que em alguns setores a produtividade aumentou durante o home office.

Haddad destacou ainda o potencial de ganhos de produtividade por meio de tecnologia e inteligência artificial, mas alertou para a necessidade de reorganizar relações de trabalho a fim de evitar precarização. Ele reconheceu ainda déficit de servidores em áreas como fiscalização tributária e aduaneira, o que, segundo ele, pode atrasar o desenvolvimento do país — mencionando autorizações de órgãos como Ibama e Anvisa.

A Gazeta do Povo informou que a reportagem original sobre a entrevista foi corrigida. O texto anterior atribuía ao ministro declarações que ele não fez, como a defesa do fim da estabilidade e comparações entre tributos e serviços públicos.

Com informações de Gazeta do Povo