O Great Place to Work (GPTW) revelou na noite desta segunda-feira, 25 de agosto, as 100 empresas que se destacaram como melhores ambientes de trabalho no estado de São Paulo em 2025. A cerimônia da 7ª edição do ranking paulista ocorreu no Tivoli São Paulo Hotel e dividiu as vencedoras por Região Metropolitana e Interior, além dos portes Pequeno, Médio e Grande.
Empresas no topo do pódio
Região Metropolitana
- Grande porte: Tokio Marine
- Médio porte: Flexform
- Pequeno porte: AJX Capital Investimentos
Interior Paulista
- Grande porte: Neoenergia Elektro
- Médio porte: Sicoob Cocre
- Pequeno porte: Prime Securitizadora
Participação recorde
Ao todo, 1.353 organizações se inscreveram para a edição de 2025, alta de 18 % em relação ao ano anterior. Juntas, elas empregam mais de 1,4 milhão de pessoas.
Criterios de avaliação
Para chegar à seleção final, o GPTW analisa fatores ligados à confiança, orgulho e camaradagem entre funcionários. São valorizadas práticas que favorecem bem-estar, inovação e desenvolvimento profissional.
Principais destaques do ranking 2025
- Práticas de cuidar lideram a média de confiança dos colaboradores.
- Empresas premiadas têm probabilidade 2,6 vezes maior de apresentar estágio acelerado de inovação.
- Setor de Tecnologia da Informação conta com 23 empresas listadas, seguido por Serviços Financeiros e Seguros (22).
- Produção e Manufatura (15), Biotecnologia e Farmacêutica (7) e Agricultura, Silvicultura e Piscicultura (5) completam os cinco segmentos mais representados.
- Vinte e seis companhias aparecem pela primeira vez no ranking, enquanto oito marcam presença em todas as edições desde 2019.
Perfil dos profissionais
O levantamento registrou redução de nove pontos percentuais na participação de pessoas até 25 anos em comparação com 2023. Já as faixas de 35 a 44 anos e de 45 a 54 anos cresceram cinco pontos percentuais cada. Colaboradores com 55 anos ou mais passaram de 3 % em 2023 para 5 % em 2025.

Imagem: Divulgação
No recorte de gênero, as mulheres representam 45 % do total de funcionários nas empresas premiadas, percentual abaixo da proporção feminina na população paulista (51,8 %, segundo o Censo 2022). Entre os CEOs das organizações reconhecidas, a presença feminina é de 12 %.
O embaixador do GPTW Brasil, Hilgo Gonçalves, destacou que “manter-se entre os melhores exige reforço constante na relação de confiança, escuta ativa e priorização das pessoas na estratégia corporativa”.
Com informações de Gazeta do Povo