Home / Economia / França diz que só apoiará acordo UE-Mercosul se agricultores estiverem protegidos

França diz que só apoiará acordo UE-Mercosul se agricultores estiverem protegidos

ocrente 1765733753
Spread the love

A França afirmou neste domingo (14.dez.2025) que não aceitará a conclusão do tratado de livre-comércio entre União Europeia e Mercosul caso o texto coloque em risco os produtores rurais franceses. O recado foi dado pela ministra da Agricultura, Annie Genevard, em entrevista à rádio Europe 1, na véspera da cúpula de chefes de Estado e de governo em Bruxelas que pretende aprovar o pacto.

“Um acordo que exponha nossos agricultores não é possível”, declarou Genevard. O setor agropecuário francês tem protestado contra a perspectiva de importação de produtos sul-americanos considerados mais baratos por seguirem regras sanitárias menos rígidas do que as europeias.

Os protestos ganham força em meio à obrigatoriedade de abate de rebanhos bovinos com casos de dermatose nodular contagiosa, medida que também enfrenta resistência dos fazendeiros.

Três condições de Paris

Em entrevista ao jornal econômico Les Echos, o ministro da Economia, Roland Lescure, classificou o tratado como “inaceitável” na forma atual e listou três exigências da França:

  • cláusulas de salvaguarda “sólidas e operacionais”, que serão votadas pelo Parlamento Europeu na terça-feira;
  • regras idênticas para produtos importados e europeus, garantindo concorrência leal;
  • controles rígidos sobre as importações.

Segundo Lescure, Paris aguarda a resposta da Comissão Europeia antes de dar sinal verde ao mandato que permitiria à presidente Ursula von der Leyen assinar o acordo em 20 de dezembro, no Brasil, como está planejado.

“A União Europeia é a maior potência comercial do mundo, mas precisa saber se proteger de práticas desleais”, afirmou o ministro, reforçando que qualquer pacto deve ser “equilibrado” e benéfico para todas as partes.

Com informações de Gazeta do Povo