Home / Economia / Flávio Bolsonaro defende corte amplo de impostos e gastos públicos em artigo

Flávio Bolsonaro defende corte amplo de impostos e gastos públicos em artigo

ocrente 1770766463
Spread the love

Brasília – O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência da República, propôs um “tesouraço” nos impostos e nas despesas do governo em artigo publicado no último domingo (8) no Brazil Journal.

Segundo o parlamentar, a redução simultânea de tributos, gastos públicos e burocracia é condição para aumentar a renda real da população, estimular a criação de empregos e possibilitar queda das taxas de juros.

Críticas à política fiscal

Flávio Bolsonaro atribuiu os juros elevados a uma “política fiscal frouxa” e afirmou que programas apresentados como justiça social não têm gerado condições estruturais para reduzir desigualdades nem a dependência de parte da população de benefícios estatais.

Números do Banco Central

Dados divulgados pelo Banco Central indicam que, nos 36 primeiros meses do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 29 terminaram com déficit primário. Nos outros sete, o resultado positivo foi impulsionado por receitas consideradas atípicas e não recorrentes.

No mesmo período, a dívida bruta do governo geral subiu 6,9%, passando de dezembro de 2022 a dezembro de 2025 de 73,6% para 78,7% do Produto Interno Bruto (PIB).

Referências ao governo anterior

O senador recordou medidas adotadas entre 2019 e 2022, durante o governo de seu pai, Jair Bolsonaro, citando cortes no IPI, nos tributos sobre combustíveis e na folha de pagamento, além de mecanismos de contenção de despesas em meio à pandemia de Covid-19. Ele mencionou ainda reformas estruturais, novos marcos regulatórios e a independência do Banco Central como exemplos já implementados.

Flávio Bolsonaro concluiu que os princípios que conduzem ao crescimento econômico “parecem óbvios e plenamente alcançáveis”, defendendo que o país retome essa agenda para, nas suas palavras, “construir prosperidade”.

Com informações de Gazeta do Povo