Trechos do depoimento do banqueiro Daniel Vorcaro à Polícia Federal, prestado no fim de 2025, foram divulgados à imprensa nesta sexta-feira (23). O documento aponta que o empresário afirmou ter tratado diretamente com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), sobre a venda do Banco Master ao Banco de Brasília (BRB).
Reuniões entre 2024 e 2025
De acordo com Vorcaro, duas conversas ocorreram entre 2024 e 2025, uma em sua residência e outra na casa do governador. Ele disse que o apoio do governo local foi decisivo para o avanço do negócio, interrompido apenas após suspeitas levantadas pelo Banco Central. Rocha confirmou ter estado com o banqueiro, mas relatou que visitou sua casa apenas uma vez, “para um almoço de apresentação”, sem discutir detalhes da operação.
Situação financeira do BRB
O depoimento integra a investigação sobre a suposta venda de carteiras de crédito inexistentes ou desvalorizadas do Master ao BRB, o que teria provocado um rombo estimado em R$ 4 bilhões. A Polícia Federal e o Ministério Público Federal apontam que o banco estatal pagou cerca de R$ 12,2 bilhões nesses ativos.
Diante das perdas potenciais, o BRB admite a necessidade de um aporte do Governo do Distrito Federal, controlador majoritário da instituição. A possibilidade de uso de recursos públicos motivou a oposição local a considerar um pedido de impeachment contra Ibaneis Rocha.
Modelo de captação do Master
Vorcaro explicou aos investigadores que o crescimento do Master se apoiava na oferta de juros acima da média do mercado para atrair investidores, amparados pela garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Ele reconheceu que o banco enfrentava crises de liquidez frequentes e dependia da cessão de ativos para manter o caixa. Mudanças regulatórias do Banco Central teriam encerrado essa fonte de recursos, e o anúncio da venda ao BRB acabou por bloquear novas captações, selando a crise da instituição.
No depoimento, o empresário afirmou não haver outros contatos políticos relevantes ligados às investigações. A assessoria de Daniel Vorcaro informou que não comentará o caso.
Com informações de Gazeta do Povo