Home / Economia / CPMI pretende estender depoimento de Vorcaro para esclarecer contatos com Dias Toffoli

CPMI pretende estender depoimento de Vorcaro para esclarecer contatos com Dias Toffoli

ocrente 1770986054
Spread the love

O depoimento do banqueiro Daniel Vorcaro à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, agendado para 26 de fevereiro, deverá ir além dos empréstimos consignados e abordar supostos diálogos mantidos por ele com o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O relator da CPMI, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), confirmou que o foco principal permanece nas operações de crédito destinadas a aposentados e pensionistas, mas admitiu que as trocas de mensagens entre Vorcaro e Toffoli, identificadas pela Polícia Federal, não poderão ser deixadas de lado.

Vorcaro será ouvido sobre os empréstimos consignados. A estratégia permanece a mesma, mas esses fatos colocam mais holofote na oitiva”, afirmou o parlamentar em entrevista publicada nesta sexta-feira (13).

Pressão por dados sigilosos

Gaspar solicitou ao STF o compartilhamento dos registros telefônicos e telemáticos de Vorcaro, cujo sigilo já foi levantado pelo tribunal. A mesma cobrança parte da CPI do Crime Organizado e da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

Toffoli deixa relatoria

Na véspera, após a divulgação das mensagens que indicariam proximidade entre o ministro e o banqueiro, Toffoli renunciou à relatoria dos processos que envolvem o Banco Master. A decisão foi tomada depois de duas reuniões convocadas pelo presidente da Corte, ministro Edson Fachin. Para evitar questionamentos sobre possível suspeição, o caso passou, por sorteio, ao ministro André Mendonça.

A expectativa no Congresso é de que parlamentares de oposição utilizem a sessão de 26 de fevereiro para pressionar Vorcaro a detalhar qualquer vínculo com o integrante do Supremo.

Com informações de Gazeta do Povo