Brasília – O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG), informou nesta quarta-feira (18) que o depoimento do empresário Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, foi remarcado para a próxima segunda-feira, 23 de fevereiro. A oitiva estava prevista inicialmente para quinta-feira, 26.
Viana afirmou que a antecipação tem o objetivo de “dar prioridade aos trabalhos” do colegiado. Antes disso, o comparecimento de Vorcaro chegou a ser agendado para 5 de fevereiro, mas foi adiado para depois do Carnaval.
No dia 3 de fevereiro, o senador disse ter conversado pessoalmente com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli, então relator do processo envolvendo o banqueiro, que autorizou o deslocamento de Vorcaro de Belo Horizonte para Brasília. Após a liquidação do Banco Master e sua prisão, o empresário cumpre medidas cautelares.
A intervenção no Banco Master revelou suspeitas de lobby que envolveriam políticos e ministros do STF. A tentativa de venda do banco ao BRB, investigada por suspeita de fraude bilionária, e a oferta de fundos com alta rentabilidade compõem o centro das apurações da CPMI.
Com informações de Gazeta do Povo