Home / Economia / André Esteves chama Brasil de “Disneylândia das fintechs” e cobra regulação mais firme

André Esteves chama Brasil de “Disneylândia das fintechs” e cobra regulação mais firme

ocrente 1768946692
Spread the love

São Paulo – 20 jan. 2026 – O presidente do conselho do BTG Pactual, André Esteves, afirmou no Fórum Econômico Mundial, em Davos, que o Brasil se tornou “uma Disneylândia para as fintechs” graças ao avanço rápido da infraestrutura digital. Durante debate sobre o setor bancário, o banqueiro defendeu regras mais duras para proteger usuários de ciberataques e fraudes.

“Temos uma infraestrutura que evoluiu muito rápido. Nossa sociedade, que já conviveu com inflação alta, aprendeu a ser ágil nos pagamentos”, disse Esteves. Para ele, esse ambiente, mais agressivo do que o dos Estados Unidos, demanda supervisão compatível: “Se os riscos são os mesmos dos bancos, as fintechs precisam seguir as mesmas normas”.

Expansão e pressão regulatória

Com a popularização de serviços digitais, o Banco Central intensificou o debate sobre regulação. Uma resolução recente determina que instituições financeiras de tecnologia retirem de seus nomes qualquer sugestão de que são “bancos”. A medida pode, por exemplo, obrigar o Nubank a ajustar sua identificação comercial.

Segundo o BC, fintechs são empresas que aplicam tecnologia intensivamente para oferecer produtos ou modelos de negócio inovadores. Entre os principais nomes do setor no país estão Nubank, PicPay, Mercado Pago, C6 Bank, PagSeguro, Inter e Wise.

O BTG Pactual, comandado por Esteves, é considerado o maior banco de investimentos da América Latina.

Com informações de Gazeta do Povo