Home / Economia / Banco Central obriga bloqueio de pagamentos para contas com suspeita de fraude

Banco Central obriga bloqueio de pagamentos para contas com suspeita de fraude

ocrente 1757611705
Spread the love

Entrou em vigor nesta quinta-feira, 11 de setembro de 2025, a regra que obriga todas as instituições financeiras a rejeitar transferências destinadas a contas apontadas como suspeitas de participação em fraudes. A exigência está na Resolução BCB nº 501, publicada pelo Banco Central (BC), e se aplica a contas de depósitos à vista, poupança e contas de pagamento pré-pagas.

De acordo com o texto, as instituições deverão consultar bancos de dados públicos e privados, além de outras fontes eletrônicas, para caracterizar a “fundada suspeita” de fraude. Uma vez identificada, o crédito deve ser bloqueado automaticamente, independentemente do meio de pagamento utilizado.

Os bancos e demais participantes do Sistema Financeiro Nacional têm até 13 de outubro de 2025 para adequar seus sistemas internos, mas a obrigação já vale para novas detecções de contas suspeitas ocorridas a partir da publicação da resolução.

O BC determina ainda que o titular da conta seja comunicado sempre que um bloqueio for efetuado por suspeita de fraude. A medida integra um pacote de ações adotado após ataques cibernéticos que desviaram R$ 710 milhões de duas instituições financeiras por meio do Pix.

Outra novidade é o limite de R$ 15 mil para transferências realizadas por instituições não autorizadas ou por Prestadores de Serviços de Tecnologia da Informação (PSTI), também com o objetivo de reduzir o risco de fraudes.

Com informações de Gazeta do Povo