O presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira (PP-PI), declarou nesta quinta-feira (24) que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), reúne condições para disputar a Presidência da República em 2026.
Em mensagem publicada nas redes sociais, o senador afirmou que “vai chegar um dia em que teremos um presidente com a estatura de Jair Bolsonaro ou Tarcísio”, classificando o ex-ministro da Infraestrutura como nome apto a herdar o capital político do ex-presidente.
Para justificar o apoio, Ciro escreveu que, “enquanto Lula só lacra e pensa em como tirar proveito eleitoral da crise com os EUA, Tarcísio prova que seu compromisso é com a seriedade e com a solução”.
Disputa interna na direita
A manifestação ocorre em meio à disputa dentro da direita sobre quem deve encabeçar a próxima campanha presidencial. Horas antes da publicação do senador, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) criticou a decisão de Tarcísio de nomear o deputado estadual Guto Zacarias (União-SP), ligado ao MBL, como vice-líder do governo paulista na Assembleia Legislativa.
Ciro não citou o parlamentar diretamente, mas já vinha rebatendo declarações do filho do ex-presidente. Em evento recente do PP, o senador afirmou que Eduardo “está totalmente errado” e defendeu que Bolsonaro apoie Tarcísio como interlocutor numa eventual negociação com os Estados Unidos para tentar barrar o aumento de tarifas anunciado pelo presidente norte-americano Donald Trump.
Troca de acusações
Eduardo Bolsonaro chamou o governador de “servil” por dialogar com empresários paulistas na tentativa de mitigar os efeitos da medida norte-americana. O deputado também condicionou a suspensão do tarifaço à aprovação de uma anistia ampla aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023.

Imagem: Marcelo Camargo via gazetadopovo.com.br
No Congresso, essa defesa da anistia é vista como estratégia para aliviar a situação jurídica de Jair Bolsonaro, declarado inelegível em 2023 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por suposta tentativa de golpe após as eleições de 2022.
Tarcísio de Freitas, por sua vez, tem dito que pretende disputar a reeleição em São Paulo, apesar das pressões para que entre na corrida presidencial.
Com informações de Gazeta do Povo