Home / Internacional / Autoridade do Departamento de Estado dos EUA chama prisão domiciliar de Bolsonaro de “ditadura judicial”

Autoridade do Departamento de Estado dos EUA chama prisão domiciliar de Bolsonaro de “ditadura judicial”

rss featured 15626 1754403128

Brasília, 5 ago. 2025 – O vice-secretário do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Christopher Landau, classificou como “ditadura judicial” a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Em publicação na rede social X, Landau afirmou que os “impulsos orwellianos” do ministro estariam conduzindo o STF e o Brasil “a um território desconhecido”. O diplomata norte-americano acrescentou que servidores públicos precisam estar preparados para críticas e sugeriu que Moraes não aceita esse tipo de contestação.

“Isso faz parte do cargo e deve ser esperado”, escreveu. Segundo Landau, o suposto crime de Bolsonaro seria apenas “criticar o ministro Moraes”, agora enquadrado pelo magistrado como obstrução de Justiça.

A ordem de prisão preventiva contra o ex-chefe do Executivo foi expedida na segunda-feira, 4 de agosto. Além de restringir a liberdade de Bolsonaro ao regime domiciliar, Moraes proibiu o acesso do ex-presidente a telefones celulares.

O Departamento de Assuntos do Hemisfério Ocidental, setor do Departamento de Estado norte-americano responsável pelas Américas, também publicou mensagem em português criticando a medida do ministro brasileiro.

Autoridade do Departamento de Estado dos EUA chama prisão domiciliar de Bolsonaro de “ditadura judicial” - Imagem do artigo original

Imagem: Moraes via gazetadopovo.com.br

Até o momento, o Supremo Tribunal Federal não se manifestou sobre as declarações de Landau.

Com informações de Gazeta do Povo