Home / Notícias / Artigo acusa Geraldo Alckmin de ser “cúmplice oculto” na crise brasileira

Artigo acusa Geraldo Alckmin de ser “cúmplice oculto” na crise brasileira

rss featured 14759 1753893381

O cientista político Lawrence Maximus publicou, em 30 de julho de 2025, um texto no portal Pleno.News no qual classifica o vice-presidente Geraldo Alckmin como “o maior cúmplice da destruição do Brasil”. Na análise, o autor sustenta que Alckmin teria responsabilidade direta na “tragédia institucional, econômica e social” que, segundo ele, atinge o país.

Maximus recorda uma declaração de Alckmin feita em 2017. À época, o então governador de São Paulo afirmou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva “voltaria à cena do crime” caso retornasse ao Palácio do Planalto.

O artigo afirma ainda que Alckmin foi escolhido por Lula para conduzir conversas sobre o chamado “tarifaço” com o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick. De acordo com o texto, não houve avanços nas negociações.

Entre as críticas, o cientista político atribui ao vice-presidente cumplicidade com o que chama de “terrorismo internacional” e alega que ele teria posado ao lado de líderes de “organizações terroristas no Irã”. Maximus lista, como consequências dessa suposta atuação, a corrosão de “bases éticas e democráticas” no país.

Artigo acusa Geraldo Alckmin de ser “cúmplice oculto” na crise brasileira - Imagem do artigo original

Imagem: pleno.news

O autor encerra o artigo afirmando que a conduta de Alckmin o colocaria “como um dos principais protagonistas” das crises atuais. O texto ressalta que as opiniões expressas são de responsabilidade exclusiva do colunista e não representam necessariamente a posição do veículo.

Com informações de Pleno.News