O governo argentino assinou na segunda-feira, 28 de julho, um acordo com autoridades dos Estados Unidos para reincluir o país no Visa Waiver Program (VWP), que dispensa a necessidade de visto para viagens de turismo ou negócios de até 90 dias. A Argentina havia sido retirada do programa em 2002.
O documento foi firmado em Buenos Aires durante a visita da secretária do Departamento de Segurança Interna dos EUA, Kristi Noem, que se reuniu com o presidente argentino Javier Milei. A medida ainda precisa passar pelos trâmites formais previstos pelo governo norte-americano antes de entrar em vigor.
Enquanto a inclusão argentina não é concluída, o Chile permanece como o único representante da América do Sul no VWP. Ao todo, 42 países participam atualmente do programa:
Países integrantes do Visa Waiver Program
Andorra, Austrália, Áustria, Bélgica, Brunei, Chile, Croácia, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Mônaco, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Polônia, Portugal, Catar, San Marino, Singapura, Eslováquia, Eslovênia, Coreia do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Taiwan e Reino Unido.

Imagem: Presidência da Argentina via gazetadopovo.com.br
Além do VWP, os Estados Unidos mantêm acordos específicos de isenção de visto para cidadãos do Canadá e das Bermudas, além de dispensa para canadenses e mexicanos qualificados trabalharem temporariamente em setores determinados pelo tratado de livre-comércio da América do Norte.
Com informações de Gazeta do Povo