Home / Economia / Alckmin admite tratativas com EUA sobre minerais críticos para tentar barrar tarifa de 50%

Alckmin admite tratativas com EUA sobre minerais críticos para tentar barrar tarifa de 50%

rss featured 14097 1753452058

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou na noite de quinta-feira (24) que o Brasil está disposto a negociar minerais críticos com os Estados Unidos para evitar a cobrança de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, anunciada pelo ex-presidente norte-americano Donald Trump e prevista para entrar em vigor em 1.º de agosto.

Em conversa com jornalistas, Alckmin contou ter mantido um diálogo de 50 minutos com o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, no sábado passado (19). Segundo o vice-presidente, o foco foi apresentar a posição brasileira de negociar “em uma pauta ampla”, que pode incluir recursos como lítio, nióbio e terras raras.

Divergência com declarações de Lula

As palavras de Alckmin contrastam com as do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, horas antes, durante evento no Vale do Jequitinhonha (MG), descartou qualquer ingerência estrangeira sobre os recursos naturais do país. “Aqui ninguém põe a mão”, disse Lula, mencionando petróleo, ouro e “todos os minerais ricos” brasileiros. O presidente também pediu “respeito do governo americano ao povo brasileiro”.

Contexto da negociação

A movimentação do Planalto ocorre após o encarregado de negócios da Embaixada dos EUA no Brasil, Gabriel Escobar, reafirmar na quinta-feira o interesse norte-americano em minerais estratégicos brasileiros, durante visita ao Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).

Na mesma manhã, Alckmin se reuniu com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). O vice-presidente destacou que o setor de mineração exporta apenas 3% de sua produção para os EUA, mas importa mais de 20% em máquinas e equipamentos, o que reforça o superávit americano na balança comercial bilateral.

Alckmin admite tratativas com EUA sobre minerais críticos para tentar barrar tarifa de 50% - Imagem do artigo original

Imagem: Fernando Frazão via gazetadopovo.com.br

Minerais críticos são considerados essenciais para setores de defesa e para a transição energética, pois materiais como lítio, cobalto e níquel são empregados em baterias de veículos elétricos, turbinas eólicas, painéis solares e semicondutores.

Alckmin não informou quando uma eventual proposta será encaminhada a Washington, mas reforçou que o objetivo imediato é evitar a sobretaxa de 50% sobre os produtos brasileiros.

Com informações de Gazeta do Povo