Home / Política / Segundo avião da FAB decola com hospital de campanha para socorrer vítimas do terremoto na Venezuela

Segundo avião da FAB decola com hospital de campanha para socorrer vítimas do terremoto na Venezuela

ocrente 1782567262
Spread the love

O governo brasileiro enviou na manhã deste sábado (27) o segundo voo humanitário da Força Aérea Brasileira (FAB) para apoiar o atendimento às vítimas do terremoto que devastou o norte da Venezuela. O KC-390 Millennium partiu às 11h da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, transportando um hospital de campanha da Marinha do Brasil, 48 profissionais de saúde e equipamentos essenciais.

Entre os itens embarcados estão 100 purificadores de água movidos a energia solar, cada um capaz de tratar até 5 mil litros por dia, além de medicamentos, insumos hospitalares e materiais para procedimentos cirúrgicos. A missão foi autorizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e é coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores.

Primeiro voo já atua em Maracay

O primeiro avião da FAB aterrissou às 23h40 (horário de Brasília) de sexta-feira (26) na Base Aérea El Libertador, em Maracay. Também um KC-390, o voo levou médicos, cães farejadores, equipes de busca e resgate urbano e cerca de 12 toneladas de equipamentos de salvamento.

Participam da operação integrantes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec/MIDR), bombeiros de Minas Gerais, São Paulo e Paraná, além de especialistas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que darão suporte às comunicações nas áreas afetadas.

Saldo da tragédia

Segundo o governo venezuelano, o número de mortos subiu para 920 e outros 3.360 ficaram feridos. Ainda há 172 pessoas sob os escombros e milhares permanecem desalojadas.

Na sexta-feira (26), o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) registrou novos abalos de magnitudes 4,4 e 4,7 sentidos em Caracas e Maracay, aumentando o risco de desabamentos em estruturas já comprometidas.

Os sismos de quarta-feira (24), de magnitudes 7,2 e 7,5, foram os mais intensos no país desde 1900. A Venezuela fica sobre o limite entre as placas do Caribe e da América do Sul, zona de elevada atividade sísmica.

Brasileiros entre as vítimas

O Itamaraty confirmou a morte de dois brasileiros. Uma das vítimas é a brasiliense Vanessa Zacarias da Silva, 44 anos, que vivia havia cerca de dois meses em La Guaira. O Ministério das Relações Exteriores informou que presta assistência consular às famílias.

As equipes brasileiras permanecerão em território venezuelano pelo período necessário para colaborar nos trabalhos de resgate, atendimento médico e restabelecimento de serviços básicos.

Com informações de Gazeta do Povo