O presidente eleito da Colômbia, Abelardo de la Espriella, recebeu nesta quinta-feira (25) suas credenciais do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), em Bogotá, e prometeu comandar a “reconstrução” do país a partir de 7 de agosto, data de sua posse.
Durante a cerimônia, realizada no centro de convenções Corferias, Espriella afirmou que o voto de 12,9 milhões de colombianos “não foi mera decisão eleitoral, mas um mandato de esperança” contra o que classificou como “saque e vilipêndio” sofridos durante o governo do presidente de esquerda Gustavo Petro.
Mensagem às organizações ilegais
Em seu primeiro discurso como presidente eleito, o político de direita deu 30 dias para que grupos armados ilegais se entreguem à Justiça. Ele descartou oferecer acordos semelhantes aos conduzidos pela gestão anterior: “No meu governo não haverá ofertas generosas nem concessões inaceitáveis como as que vocês receberam do regime que agora chega ao fim”, declarou.
Vitória apertada no segundo turno
Espriella superou o candidato esquerdista Iván Cepeda no segundo turno realizado no domingo (21). O novo mandatário obteve 12,9 milhões de votos (49,66%), contra cerca de 12,7 milhões (48,70%) de Cepeda, representante do Pacto Histórico, coalizão de Petro.
A cerimônia desta quinta contou com a presença de familiares e apoiadores de Espriella, que o saudaram com gritos de “Presidente” quando ele entrou no auditório.
O próximo passo formal será a posse, marcada para 7 de agosto, quando Espriella assumirá oficialmente o comando do país.
Com informações de Gazeta do Povo