O deputado federal Marco Feliciano (PL-SP) defendeu, nesta quinta-feira (25/06/2026), a viagem do pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL-RJ) aos Estados Unidos. Segundo o parlamentar, a ida tem caráter “pacífico e diplomático” e busca negociar a redução de tarifas aplicadas a produtos brasileiros exportados para o mercado norte-americano.
Feliciano, que está em seu quarto mandato na Câmara, afirmou que o Brasil deve priorizar acordos com nações que compartilham “ideais de democracia, fé e liberdade de pensamento”. Ele destacou o papel das grandes potências na orientação dos rumos globais e argumentou que o país precisa escolher parceiros cujos valores coincidam com os brasileiros.
O deputado criticou a possibilidade, ventilada por integrantes do governo Lula (PT), de emissão de títulos públicos lastreados em yuan, moeda da China. Para Feliciano, a estratégia representaria “vantagens momentâneas em troca de subserviência permanente” a um país hegemônico. O parlamentar citou casos de nações africanas que, segundo ele, repassaram portos e estruturas estratégicas a Pequim por causa de dívidas não pagas.
“Nós, legisladores, temos a obrigação de alertar o povo sobre o risco de comprometer nossa soberania para satisfazer interesses ideológicos”, afirmou. Feliciano encerrou a declaração agradecendo por o Brasil ser, em suas palavras, um país “cristão, democrático e de índole pacífica”.
Com informações de Pleno.News