Caracas – Dois fortes terremotos, de magnitudes 7,2 e 7,5 na escala Richter, sacudiram a Venezuela na noite de quarta-feira (24) com apenas 39 segundos de intervalo, deixando dezenas de mortos e transformando o estado costeiro de La Guaira na região mais atingida.
A sucessora interina de Nicolás Maduro, Delcy Rodríguez, declarou La Guaira “zona de desastre natural” pela quantidade de prédios desabados, número ainda não divulgado oficialmente. Equipes de resgate trabalham entre escombros, mas moradores reclamam da presença limitada de autoridades.
Saque e fome após os tremores
Na Avenida El Ejército, em Catia La Mar, praticamente todos os edifícios ficaram danificados. Fumaça ainda sai de alguns blocos e um mercado municipal foi destruído pelo fogo. Durante a madrugada, saques a estabelecimentos levaram moradores a formar longas filas em busca de alimentos em uma padaria local.
“Em segundos tudo parou. Consegui evacuar meus funcionários porque o celular avisou do tremor. Depois que tudo passou, levaram a comida da minha loja”, contou a comerciante Ana Echeverría, 45 anos.
Comunicações precárias e pessoas desaparecidas
Quedas de energia e falhas nas redes móveis dificultam a localização de desaparecidos. Mensagens de familiares dentro e fora do país se acumulam nas redes sociais, principalmente sobre moradores de La Guaira.
“Duplo sísmico” confirmado
O Centro Nacional de Alerta de Tsunamis dos Estados Unidos classificou os abalos como um “duplo sísmico”, quando dois grandes terremotos ocorrem quase simultaneamente na mesma área, intensificando os danos.
Enquanto Caracas e outras cidades também registram estragos, La Guaira segue no epicentro da devastação, aguardando o reforço de socorristas e a normalização dos serviços básicos.
Com informações de Gazeta do Povo