Home / Internacional / Ex-prefeito de Manchester Andy Burnham desponta como favorito a primeiro-ministro britânico

Ex-prefeito de Manchester Andy Burnham desponta como favorito a primeiro-ministro britânico

ocrente 1782177581
Spread the love

Londres, 22 de junho de 2026 – A renúncia de Keir Starmer ao cargo de líder do Partido Trabalhista abriu caminho para que o ex-prefeito da Grande Manchester, Andy Burnham, se torne o próximo primeiro-ministro do Reino Unido. Recém-eleito deputado por Makerfield, o político confirmou que disputará a eleição interna da legenda, marcada para começar em 9 de julho.

Como Burnham pode chegar a Downing Street

O Partido Trabalhista detém maioria na Câmara dos Comuns. Dessa forma, quem vencer a disputa interna assume automaticamente o governo. O resultado é esperado até setembro.

Trajetória política

Burnham ingressou no Parlamento em 2001. Serviu como ministro (secretário) do Tesouro, da Cultura e da Saúde nos governos de Tony Blair e Gordon Brown. Desde 2017, liderou a prefeitura da Grande Manchester, ganhando projeção nacional ao enfrentar o então primeiro-ministro Boris Johnson durante a pandemia para assegurar recursos à região.

“Rei do Norte”

O apelido surgiu pelo empenho em defender o norte da Inglaterra contra a concentração de investimentos em Londres. Suas críticas à desigualdade regional reforçaram a imagem de porta-voz dos interesses nortistas.

Ligação com a Igreja Católica

Filho de família de origem irlandesa, Burnham estudou em escolas católicas e foi coroinha. Embora mantenha forte vínculo com a doutrina social da Igreja, já criticou posições tradicionais sobre sexualidade e declarou apoio à legalização da morte assistida. Caso assuma o cargo, será o primeiro premiê abertamente católico da era moderna britânica.

A definição sobre a liderança trabalhista — e sobre quem comandará o Reino Unido — deve sair em até três meses.

Com informações de Gazeta do Povo