Home / Política / Moraes convoca presidente da Unafisco para depor na PF após críticas ao Supremo

Moraes convoca presidente da Unafisco para depor na PF após críticas ao Supremo

ocrente 1771550370
Spread the love

Brasília – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), intimou o presidente da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Unafisco), Kléber Cabral, a prestar depoimento à Polícia Federal às 15h desta sexta-feira, 20 de fevereiro. A oitiva ocorrerá por videoconferência.

A convocação, expedida nesta quinta-feira (19), integra o inquérito que apura suspeita de vazamento de dados sigilosos de ministros do STF e de familiares. A investigação busca identificar o responsável por divulgar informações sobre Viviana Barci de Moraes, esposa do ministro, e seu contrato com o Banco Master.

Cabral passou a ser alvo do inquérito após conceder entrevistas em defesa de servidores da Receita Federal, atingidos por operação da PF autorizada por Moraes. Na última terça-feira (17), agentes cumpriram mandados de busca e apreensão e impuseram medidas cautelares, como tornozeleira eletrônica e afastamento de funções, a servidores da Receita e do Serpro.

No dia seguinte, à GloboNews, o dirigente da Unafisco afirmou que “é menos arriscado fiscalizar integrantes do PCC do que altas autoridades da República”, diante do que classificou como ambiente de “temor institucional”. Ele criticou a adoção de medidas restritivas sem processo administrativo prévio ou prova de crime grave, qualificando-as como tentativa de “humilhar, constranger e amedrontar” a categoria.

Nesta quarta-feira (19), em entrevista ao jornal O Globo, Cabral reiterou as críticas, chamando as ordens de Moraes de “desproporcionais” e de caráter “intimidatório”.

Até o momento, Supremo Tribunal Federal, Polícia Federal e Unafisco não se pronunciaram publicamente sobre a intimação.

Com informações de Gazeta do Povo