Home / Internacional / Caracas firma parceria com Washington para combater tráfico de drogas na região

Caracas firma parceria com Washington para combater tráfico de drogas na região

ocrente 1771516166
Spread the love

Caracas, 19 fev. 2026 – A dirigente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, comprometeu-se a cooperar com os Estados Unidos no combate ao narcotráfico durante reunião realizada na capital venezuelana com o chefe do Comando Sul norte-americano, general Francis Donovan.

O entendimento, anunciado pelo ministro da Comunicação, Miguel Ángel Pérez Pirela, foi divulgado na rede social X. Segundo ele, Venezuela e EUA elaborarão uma agenda bilateral voltada ao enfrentamento do tráfico de substâncias ilícitas e à gestão da migração. Pérez Pirela chegou a mencionar também o terrorismo, mas removeu essa referência posteriormente.

Autoridades presentes

Participaram do encontro os ministros venezuelanos da Defesa, Vladimir Padrino López, e do Interior, Diosdado Cabello. Do lado norte-americano, além de Donovan, estiveram a encarregada de negócios em Caracas, Laura Dogu, e o subsecretário adjunto de Defesa Nacional, Joseph M. Humire.

Plano em três fases

Laura Dogu informou que a visita de Donovan, iniciada há dois dias, encerrou-se nesta quarta-feira. A diplomata explicou que as conversas avaliaram a segurança local e a execução do plano de transição em três fases delineado pelo presidente Donald Trump, após a captura do ex-ditador Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores, em 3 de janeiro, durante operação militar norte-americana em Caracas e arredores.

O roteiro proposto por Washington prevê: 1) estabilização e restauração da segurança; 2) recuperação econômica; e 3) transição para um governo democrático, estável e alinhado aos EUA.

Aproximação diplomática

O Comando Sul classificou as reuniões como “produtivas” e reafirmou o compromisso de trabalhar com parceiros regionais em prol de um hemisfério seguro e próspero. Já o ministro Pérez Pirela destacou que a via diplomática “deve ser o mecanismo” para solucionar divergências e tratar interesses bilaterais.

Desde 2019 sem relações formais com Washington, o governo de Delcy Rodríguez busca reaproximação diplomática e incentivos para revitalizar a indústria petrolífera. A visita de Donovan ocorreu uma semana após o secretário de Energia dos EUA, Chris Wright, assinar com Rodríguez um acordo energético de longo prazo, cujos detalhes ainda não foram divulgados.

Com informações de Gazeta do Povo