Home / Política / Toffoli desbanca Moraes e vira principal alvo de parlamentares de direita

Toffoli desbanca Moraes e vira principal alvo de parlamentares de direita

ocrente 1771209279
Spread the love

Brasília — Um levantamento da Gazeta do Povo com publicações no X (antigo Twitter) de seis deputados federais e dois senadores alinhados à direita mostra que, desde o início de 2026, o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), passou a receber mais menções que o colega Alexandre de Moraes.

Mais citações em 2026

Entre 1.º de janeiro e 11 de fevereiro deste ano, Toffoli apareceu 180 vezes nas postagens dos oito parlamentares, contra 105 referências a Moraes.

No recorte dos últimos quatro meses — de 15 de outubro de 2025 a 11 de fevereiro de 2026 — Moraes ainda lidera no total acumulado, com 294 menções ante 213 dirigidas a Toffoli, mas a curva se inverteu no início de 2026.

Quem mais fala sobre os ministros

Os senadores Eduardo Girão (Novo-CE) e Damares Alves (Republicanos-DF) e os deputados Carlos Jordy (PL-RJ), Caroline de Toni (PL-SC), André Fernandes (PL-CE), Mario Frias (PL-SP), Nikolas Ferreira (PL-MG) e Marcel van Hattem (Novo-RS) tiveram seus perfis analisados.

Incluindo repostagens, Girão registrou 114 citações a Moraes e 140 a Toffoli. Considerando apenas publicações originais, Carlos Jordy liderou: 49 menções ao primeiro e 33 ao segundo.

Busca no Google acompanha tendência

Dados do Google Trends indicam que Toffoli superou Moraes em volume de pesquisas pela primeira vez em anos, movimento observado em janeiro de 2026 após a divulgação de reportagens sobre a relação do ministro com Daniel Vorcaro, ex-controlador do Banco Master.

Moraes alcançou o pico de interesse no fim de julho e início de agosto de 2025, quando foi alvo de sanções da Lei Magnitsky impostas pelos Estados Unidos.

Pressão cresce no Senado

A visibilidade de Toffoli é reforçada por mais de 20 pedidos de impeachment que chegaram recentemente à Mesa do Senado. Nas convocações para as manifestações de 1.º de março, puxadas por Nikolas Ferreira, o slogan “fora, Toffoli” aparece ao lado de “fora, Lula” e “fora, Moraes”.

Denúncias também atingem Moraes

Apesar da redução de interesse, Moraes continua citado em matérias que relacionam o Banco Master ao escritório de sua esposa, Viviane Barci de Moraes. Documentos da Polícia Federal apontam contrato que poderia chegar a R$ 129 milhões, além de relatos de que o ministro teria conversado com o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, sobre a crise da instituição.

Com a mudança de foco nas redes e nas buscas, Toffoli passa a dividir — e até superar — a atenção antes concentrada em Moraes entre parlamentares de oposição e parte do eleitorado de direita.

Com informações de Gazeta do Povo