Home / Internacional / Trump ordena envio do maior porta-aviões do mundo ao Oriente Médio e eleva pressão sobre o Irã

Trump ordena envio do maior porta-aviões do mundo ao Oriente Médio e eleva pressão sobre o Irã

ocrente 1771009458
Spread the love

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou nesta sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026, que o grupo de ataque do porta-aviões USS Gerald R. Ford — o maior do mundo — será deslocado para o Oriente Médio caso não seja firmado um novo acordo nuclear com o Irã.

“Se não chegarmos a um acordo, vamos precisar dele. Se houver acerto, ele vai embora, e muito em breve”, declarou Trump a repórteres na Casa Branca, segundo a agência EFE. O presidente ressaltou que a embarcação “está pronta” e representa “uma força muito grande”.

O grupo do USS Abraham Lincoln já se encontra no Oceano Índico desde o fim de janeiro. Além disso, a agência Reuters informou nesta semana que o Exército norte-americano instalou mísseis Patriot em lançadores móveis na base de Al-Udeid, no Catar — a maior instalação militar dos EUA no Oriente Médio — para agilizar eventuais respostas ofensivas ou defensivas.

No início da semana, Trump dissera que cogitava enviar outro porta-aviões à região. “Ou fazemos um acordo ou teremos de adotar medidas muito duras, como da última vez”, afirmou na terça-feira, 10 de fevereiro, em referência ao ataque de junho do ano passado contra instalações nucleares iranianas.

Atualmente, o grupo do USS Gerald R. Ford opera no Caribe, onde participou da ação antidrogas que resultou na captura do então ditador venezuelano Nicolás Maduro, em 3 de janeiro.

Trump retirou os Estados Unidos do pacto nuclear assinado em 2015 entre Teerã e seis potências em 2018 e restabeleceu sanções. Desde que reassumiu a Presidência, em janeiro de 2025, o republicano tenta negociar um novo acordo com o Irã.

Representantes de Washington e Teerã retomaram conversas em Omã na sexta-feira passada, 6 de fevereiro, e a segunda rodada está prevista para a próxima semana.

Com informações de Gazeta do Povo