Home / Internacional / Delcy Rodríguez adverte María Corina Machado sobre possível prisão ao retornar à Venezuela

Delcy Rodríguez adverte María Corina Machado sobre possível prisão ao retornar à Venezuela

ocrente 1770916850
Spread the love

Caracas, 12 de fevereiro de 2026 — A governante interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, afirmou que a líder opositora e vencedora do Prêmio Nobel da Paz, María Corina Machado, “terá de prestar contas” se decidir voltar ao país. A declaração foi revelada em trecho de entrevista à emissora norte-americana NBC News que irá ao ar ainda nesta quinta-feira (12).

“Ao regressar, ela deverá responder por que pediu intervenção militar, por que solicitou sanções contra a Venezuela e por que celebrou as ações ocorridas no início de janeiro”, disse Rodríguez, referindo-se à operação das Forças Especiais dos Estados Unidos que capturou o ex-presidente Nicolás Maduro em 3 de janeiro.

Machado passou meses escondida dentro do território venezuelano temendo represálias e, no mês passado, reuniu-se com o presidente dos EUA, Donald Trump, a quem entregou a medalha do Nobel. Apesar do encontro, Trump manteve Machado fora do processo de transição, alegando falta de apoio interno suficiente.

Após se encontrar em Caracas com o secretário de Energia dos EUA, Chris Wright, Rodríguez informou que planeja visitar a Casa Branca “em breve”, sem especificar datas. Paralelamente, a dirigente chavista reafirmou a inocência de Maduro e de sua esposa, Cilia Flores, classificando o ex-mandatário como “presidente legítimo” da Venezuela.

Maduro e Cilia Flores aguardam nova audiência na Justiça norte-americana no próximo mês, onde respondem a acusações ligadas a atividades de narcotráfico.

Com informações de Gazeta do Povo