Home / Notícias / Ataque em escola na Colúmbia Britânica termina com 10 mortos e mais de 25 feridos

Ataque em escola na Colúmbia Britânica termina com 10 mortos e mais de 25 feridos

ocrente 1770891584
Spread the love

Pelo menos dez pessoas morreram e outras 27 ficaram feridas após um tiroteio na Tumbler Ridge Secondary School, na província da Colúmbia Britânica, oeste do Canadá, na tarde de terça-feira (data não divulgada). O episódio é considerado o mais letal já registrado em uma instituição de ensino no país.

De acordo com a Polícia Montada, seis corpos foram encontrados dentro da escola e outros dois em uma residência próxima. Posteriormente, os agentes confirmaram que a atiradora também matou a própria mãe, de 39 anos, e o irmão, de 11, antes de seguir para o colégio, elevando o total de vítimas fatais a dez. Cinco dos mortos eram adolescentes com idades entre 12 e 13 anos.

Identificação da atiradora

O suspeito foi identificado como Jesse Van Rootselaar, 18 anos, uma mulher trans que morava em Tumbler Ridge e havia abandonado os estudos quatro anos atrás. Segundo a polícia, Jesse foi encontrada morta dentro da escola com um ferimento autoinfligido. Não há indícios de participação de outras pessoas.

Feridos e resposta de emergência

Duas vítimas foram hospitalizadas em estado grave, enquanto outras 25 sofreram lesões sem risco de vida. Após os disparos, toda a cidade foi colocada em confinamento até 18h47 (horário local), quando as autoridades liberaram os alunos para as famílias em um centro recreativo próximo.

Escolas fechadas e apoio psicológico

Tanto as escolas primárias quanto as secundárias de Tumbler Ridge permanecerão fechadas pelo restante da semana. Uma faculdade local também suspendeu temporariamente as atividades. O primeiro-ministro da província, David Eby, informou que equipes de psicólogos especializados em trauma foram deslocadas para atender a comunidade.

Reações oficiais

O primeiro-ministro canadense, Mark Carney, cancelou uma viagem à Conferência de Segurança de Munique e declarou estar “devastado” com o ataque. “Pais, avós, irmãos e irmãs em Tumbler Ridge acordarão sem alguém que amam. O Canadá está ao seu lado”, afirmou.

Contexto histórico

O massacre é agora o terceiro mais mortal da história do Canadá e o mais grave em ambiente escolar, superando o ataque à Universidade de Montreal em 1989 e ficando atrás apenas do tiroteio em 2020 na Nova Escócia, que deixou 23 mortos.

Com informações de Folha Gospel