Home / Internacional / Briga com socos marca posse do novo ministro da Justiça no Parlamento turco

Briga com socos marca posse do novo ministro da Justiça no Parlamento turco

ocrente 1770872665
Spread the love

Ancara (Turquia) – A sessão que oficializaria a posse de Akın Gürlek como novo ministro da Justiça da Turquia terminou em confronto físico nesta quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026. Deputados de partidos governistas e da oposição trocaram empurrões e socos no plenário da Grande Assembleia Nacional, obrigando a interrupção temporária dos trabalhos.

O tumulto começou quando parlamentares do Partido Republicano do Povo (CHP), principal legenda de oposição, ocuparam a tribuna para impedir o juramento de Gürlek, ex-procurador-chefe de Istambul indicado pelo presidente Recep Tayyip Erdogan na recente reforma ministerial. Legisladores do partido governista reagiram, dando início à briga generalizada registrada por câmeras de TV internas.

Gürlek ganhou notoriedade por conduzir processos de grande repercussão contra dirigentes do CHP enquanto atuava no Ministério Público. A oposição sustenta que esses casos tiveram motivação política, acusação refutada pelo governo, que afirma haver independência do Judiciário.

Apesar da confusão, o novo ministro conseguiu prestar juramento cercado por aliados da base governista. No mesmo pacote de mudanças anunciado por Erdogan, Mustafa Çiftçi, até então governador da província de Erzurum, foi escolhido para comandar o Ministério do Interior.

Após alguns minutos, a sessão foi retomada, mas com reforço na segurança e clima de tensão entre as bancadas.

Com informações de Gazeta do Povo