O governo do México anunciou nesta quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026, que enviará um segundo carregamento de ajuda humanitária a Cuba e que as remessas continuarão até alcançar cerca de 800 toneladas.
De acordo com a presidente Claudia Sheinbaum, o navio utilizado na primeira entrega — realizada no fim de semana anterior e composta principalmente por alimentos e insumos — retornará ao país para ser novamente carregado. “Chegam amanhã, o navio retorna. E será feito um segundo envio e assim continuaremos enviando até cumprir as 800 toneladas”, declarou.
A mandatária também abriu a possibilidade de participação de organizações da sociedade civil mexicana. Segundo ela, será disponibilizado um canal de contato para que essas entidades possam incluir doações caso exista espaço nas embarcações.
Os envios integram programas de cooperação que México e Cuba mantêm nos últimos anos. Sheinbaum tem reiterado o apoio à ilha desde que, no final de janeiro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, introduziu tarifas sobre produtos importados de países que fornecem petróleo a Cuba.
O México — maior exportador de petróleo para a ilha em 2025 — suspendeu temporariamente esses embarques após a medida norte-americana, mas o governo trabalha em negociações diplomáticas para retomá-los. “Ninguém pode ignorar a situação que o povo de Cuba está vivendo neste momento devido às sanções impostas de forma muito injusta pelos EUA a qualquer país que lhes envie petróleo”, afirmou Sheinbaum na última segunda-feira, 9 de fevereiro.
Com informações de Gazeta do Povo