Brasília – O senador e pré-candidato à Presidência da República, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), manifestou-se em um podcast sobre o Gás do Povo, programa criado pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva que garante botijão de gás de 13 quilos gratuito a famílias de baixa renda.
Pelas regras divulgadas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a iniciativa atenderá famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda per capita de até meio salário mínimo. O governo prevê que o benefício esteja disponível em março, alcançando pouco mais de 15 milhões de famílias.
O Gás do Povo substituirá o Auxílio Gás — benefício instituído no governo Jair Bolsonaro que subsidiava a compra de um botijão a cada dois meses para cerca de 4,4 milhões de famílias. Segundo o novo formato, a retirada do botijão será feita em mais de 10 mil revendedoras credenciadas em todo o país.
O regulamento determina até quatro recargas gratuitas por ano para núcleos familiares de duas a três pessoas. Para famílias com quatro ou mais integrantes, o limite sobe para seis recargas anuais.
Durante a participação no podcast, Flávio Bolsonaro opinou sobre o programa, mas sem detalhes divulgados pelo material disponibilizado até o momento.
O governo federal afirma que o objetivo é combater a pobreza energética, garantindo acesso a energia para cozinhar e reduzir gastos das famílias em situação de vulnerabilidade. Atualmente, o sistema de distribuição já está instalado em todas as capitais brasileiras.
Com informações de direitaonline.com.br