Home / Internacional / Petro relata ter evitado atentado durante viagem a Córdoba

Petro relata ter evitado atentado durante viagem a Córdoba

ocrente 1770778182
Spread the love

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, declarou nesta terça-feira (10/02/2026) que driblou uma tentativa de assassinato enquanto se deslocava para o departamento de Córdoba, no norte do país.

Helicóptero evitou pouso por medo de tiros

Durante reunião transmitida ao vivo do Conselho de Ministros em Montería, Petro contou que na noite de segunda-feira (9) o helicóptero presidencial desistiu de pousar no ponto previsto porque não havia iluminação na pista e havia risco de disparos. A situação, segundo ele, se repetiu na manhã desta terça-feira.

“Tenho que confessar que venho há dois dias escapando de que me matem”, afirmou o presidente, informando que estava acompanhado dos filhos. Sem condições de aterrissar, a comitiva seguiu por uma rota alternativa sobre mar aberto por aproximadamente quatro horas até alcançar um local seguro.

Suspeita de ação de narcotraficantes

Petro atribuiu a ameaça a uma “nova junta do narcotráfico” que, segundo o mandatário, tenta eliminá-lo desde que assumiu o cargo em agosto de 2022. Ele mencionou o envolvimento de traficantes que vivem fora do país e de dissidentes armados liderados por Iván Mordisco.

Clima político tenso

O relato ocorre em meio ao aumento da violência política a três meses da eleição presidencial, pleito para o qual Petro está impedido de concorrer à reeleição pela legislação colombiana.

No mesmo período, a senadora indígena Aida Quilcué e integrantes de sua equipe de segurança desapareceram temporariamente após serem interceptados em uma rodovia no departamento de Cauca; todos foram encontrados com vida horas depois.

Em 2024, Petro já havia denunciado um plano semelhante que o teria levado a ausentar-se do desfile militar de 20 de julho daquele ano.

Com informações de Gazeta do Povo