Home / Política / Oposição acusa cúpula da Câmara de usar trio como “boi de piranha” no Conselho de Ética

Oposição acusa cúpula da Câmara de usar trio como “boi de piranha” no Conselho de Ética

ocrente 1770753016
Spread the love

Brasília – Três deputados de oposição afirmaram nesta terça-feira (10) que estão sendo transformados em “bois de piranha” pela direção da Câmara dos Deputados durante a análise de representações no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

Os parlamentares investigados são Zé Trovão (PL-SC), Marcel Van Hattem (Novo-RS) e Marcos Pollon (PL-MS). Eles respondem por participação na ocupação da Mesa Diretora, ocorrida em 2025, logo após a decretação de prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro. As sanções em debate podem chegar à suspensão do mandato por até 90 dias.

Acusações de seletividade

Zé Trovão declarou, antes da reunião do colegiado, que outros deputados também estiveram na manifestação, mas apenas o trio foi alvo de processo disciplinar. “Querem usar três pessoas como boi de piranha. Alguém querendo mostrar que tem força, que é rei”, disse, citando o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e “outras lideranças partidárias” como responsáveis pela iniciativa.

O deputado relatou ainda que, durante a ocupação, houve um acordo verbal para desobstruir a mesa, posteriormente negado por Motta. “Fingiram fazer um acordo para nos fazer liberar a mesa e depois não o cumpriram”, afirmou.

Origem da metáfora

Marcos Pollon explicou o sentido da expressão usada pelo grupo. Segundo ele, no Pantanal, um boi ferido era deixado no rio para distrair piranhas enquanto o restante do gado cruzava a correnteza. “É uma história que meu avô tropeiro sempre contava”, declarou.

Próximos passos

O Conselho de Ética realiza oitivas até esta quarta-feira (11) para apurar os fatos. Depois dessa fase, o relator deverá apresentar parecer recomendando arquivamento ou aplicação de penalidade.

Com informações de Gazeta do Povo