Washington, 10 de fevereiro de 2026 — O Comando Sul das Forças Armadas dos Estados Unidos realizou mais uma operação contra o narcotráfico em águas internacionais do Pacífico, resultando na destruição de uma lancha que seguia por rota conhecida do tráfico de drogas.
De acordo com informações oficiais, o ataque, coordenado pelo general Francis L. Donovan, terminou com a morte de dois tripulantes e o resgate de um terceiro sobrevivente. Após a ação, a Guarda Costeira norte-americana acionou seu sistema de busca e salvamento para socorrer o homem que permaneceu vivo.
No mesmo dia, forças dos EUA, em parceria com as Forças Armadas da Colômbia, apreenderam um submarino na região. A embarcação transportava cerca de 10 toneladas de cocaína, avaliadas em aproximadamente US$ 441 milhões, e quatro suspeitos foram detidos.
O ataque à lancha soma-se a outras 40 operações do tipo executadas desde agosto de 2025. As ações integram a estratégia do presidente Donald Trump de intensificar o combate ao narcotráfico para, segundo o governo, proteger o país de ameaças externas.
A investida mais recente ocorre uma semana após a visita oficial do presidente colombiano Gustavo Petro à Casa Branca.
Com informações de Gazeta do Povo