Home / Política / Projeto na Câmara quer conceder cidadania honorária brasileira a Bad Bunny

Projeto na Câmara quer conceder cidadania honorária brasileira a Bad Bunny

ocrente 1770689138
Spread the love

A deputada federal Luciene Cavalcante (PSOL-SP) apresentou, em 9 de fevereiro de 2026, um projeto de lei que confere ao cantor porto-riquenho Benito Martinez Ocasio, o Bad Bunny, o título de cidadão honorário da República Federativa do Brasil.

Segundo a justificativa da proposta, a honraria reconhece “o impacto cultural global” do artista, cuja atuação “excede o campo do mero entretenimento” e “projeta a identidade, a cultura e a língua latino-americanas”. A parlamentar afirma ainda que o gesto poderia fortalecer a aproximação do Brasil com demais países da região. “A concessão de tal título é um ato de reconhecimento e de fortalecimento dos laços culturais que unem as nações”, diz o texto.

Tramitação

O projeto precisa passar pelas comissões temáticas da Câmara dos Deputados antes de ser levado ao plenário. Para valer, terá de ser aprovado pelos parlamentares e, em seguida, promulgado.

Show no Super Bowl

A iniciativa surgiu após a apresentação de Bad Bunny no intervalo do Super Bowl, realizada no domingo anterior à apresentação do projeto, durante a final entre Seattle Seahawks e New England Patriots. O espetáculo de 13 minutos foi inteiramente em espanhol e incluiu a menção a todos os países latino-americanos, logo após a frase “God bless America”.

O desempenho desagradou ao então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que classificou o show como “um dos piores de todos os tempos”. No Brasil, setores da esquerda elogiaram a performance.

Atuação da parlamentar

Luciene Cavalcante costuma pautar sua atividade legislativa por temas em destaque na mídia. Recentemente, posicionou-se a favor da federalização das investigações sobre maus-tratos que levaram à morte do cão Orelha, em Florianópolis (SC).

Com informações de Gazeta do Povo