Home / Internacional / Teerã cogita diluir estoque de urânio a 60% caso sanções sejam suspensas

Teerã cogita diluir estoque de urânio a 60% caso sanções sejam suspensas

ocrente 1770666570
Spread the love

Teerã — O chefe da Organização de Energia Atômica do Irã, Mohammad Eslami, declarou nesta segunda-feira (9) que o país poderá reduzir a concentração de seu urânio enriquecido a 60% se todas as sanções que pesam sobre a nação forem retiradas.

O posicionamento foi divulgado pela agência estatal IRNA. Eslami não detalhou se a exigência engloba apenas punições impostas pelos Estados Unidos ou se inclui também medidas internacionais.

A possibilidade foi citada em rodada de negociações indiretas realizada na sexta-feira (9), em Omã, entre o chanceler iraniano Abbas Araghchi e o enviado especial dos EUA para o Oriente Médio, Steve Witkoff. Segundo representantes dos dois lados, ficou acordada a continuidade do diálogo, embora ambos reconheçam um alto nível de desconfiança mútua.

Relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) apontava que, antes da guerra iniciada em junho do ano passado, o Irã detinha mais de 400 quilos de urânio altamente enriquecido. Após bombardeios norte-americanos e israelenses a instalações nucleares iranianas, o destino desse material tornou-se incerto; inspetores da ONU haviam registrado sua localização poucos dias antes dos ataques.

A AIEA avalia que os bombardeios prejudicaram seriamente a capacidade de enriquecimento do país, mas acredita que o processo poderia ser retomado em questão de meses. Atualmente, o Irã é o único signatário do Tratado de Não Proliferação Nuclear que enriquece urânio a 60%.

Com informações de Gazeta do Povo