Home / Internacional / Trump autoriza importação extra de 80 mil toneladas de carne argentina sem tarifa

Trump autoriza importação extra de 80 mil toneladas de carne argentina sem tarifa

ocrente 1770473062
Spread the love

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta sexta-feira (6) um decreto que amplia em 80 mil toneladas por ano a cota de importação, com isenção tarifária, de aparas de carne bovina magra provenientes da Argentina.

A decisão, de caráter temporário, foi motivada por dificuldades enfrentadas pela pecuária norte-americana. Segundo o governo, o rebanho dos EUA encolheu 8,6% desde 2020, atingido por seca, incêndios florestais e restrições sanitárias à entrada de gado do México. Como consequência, o preço da carne moída no país atingiu o maior nível desde o início da série histórica na década de 1980.

O texto do decreto ressalta que os Estados Unidos são o maior consumidor mundial de carne bovina em volume e o segundo em consumo per capita. “O presidente está tomando medidas para garantir carne bovina acessível aos consumidores enquanto esses desafios persistem”, diz o documento.

Dados oficiais citados pela agência Reuters mostram que, em 2024, os EUA importaram cerca de 33 mil toneladas métricas de carne bovina argentina, o equivalente a 2% do total comprado no exterior.

A assinatura ocorreu um dia depois de encontro entre Trump e o presidente argentino, Javier Milei, em Washington.

Com informações de Gazeta do Povo