Home / Internacional / Governo dos EUA pede que cidadãos abandonem o Irã ou se refugiem em locais seguros

Governo dos EUA pede que cidadãos abandonem o Irã ou se refugiem em locais seguros

ocrente 1770374975
Spread the love

A embaixada virtual dos Estados Unidos no Irã orientou, nesta sexta-feira (06/02/2026), que todos os cidadãos americanos deixem o território iraniano imediatamente ou elaborem um plano de saída que não dependa de auxílio de Washington.

No comunicado, a representação — criada após a ruptura das relações diplomáticas em 1980 — alerta para o aumento das medidas de segurança, bloqueio de estradas, suspensão do transporte público e restrições à internet em todo o país. Companhias aéreas continuam limitando ou cancelando voos de e para o Irã.

Os americanos, segundo a nota, devem “esperar cortes contínuos de internet”, preparar meios alternativos de comunicação e, “se for seguro”, considerar a saída por terra rumo à Armênia ou à Turquia. Caso não possam partir, a recomendação é procurar um local protegido dentro da própria residência ou em outro edifício, mantendo provisões de alimentos, água, medicamentos e itens essenciais.

Para pessoas com dupla cidadania (americana e iraniana), o governo orienta que utilizem apenas documentos iranianos, pois portar passaporte dos EUA ou demonstrar vínculos com o país pode levar à detenção pelas autoridades locais.

O aviso também lista os postos de fronteira atualmente abertos, pelos quais os americanos podem deixar o Irã.

A publicação ocorre em meio a forte tensão bilateral. O presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou atacar o Irã caso a repressão aos protestos continue. Paralelamente, autoridades americanas e iranianas iniciam em Omã a primeira rodada de negociações desde a guerra de 12 dias entre Irã e Israel, conflito no qual os EUA bombardearam instalações nucleares iranianas. Para pressionar Teerã, a Casa Branca deslocou o porta-aviões USS Abraham Lincoln e três destróieres para a região do Golfo Pérsico.

As autoridades americanas reforçam que cancelamentos de voos podem ocorrer sem aviso prévio e reiteram a necessidade de cada cidadão ter um plano próprio de evacuação.

Com informações de Gazeta do Povo