Home / Internacional / Lula afirma que objetivo principal na Venezuela é reforçar democracia, não a volta de Maduro

Lula afirma que objetivo principal na Venezuela é reforçar democracia, não a volta de Maduro

ocrente 1770354298
Spread the love

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou nesta quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026, que a prioridade para a Venezuela é o fortalecimento de suas instituições democráticas, e não o retorno do ex-mandatário Nicolás Maduro ao poder. A declaração foi feita em entrevista à colunista Daniela Lima, do UOL.

Essa não é a preocupação principal. O que importa é saber se há condições de consolidar a democracia na Venezuela e permitir que os 8 milhões de venezuelanos que deixaram o país possam voltar”, afirmou o chefe do Executivo brasileiro.

Maduro foi removido do território venezuelano para ser julgado no exterior após operação militar conduzida pelos Estados Unidos. Questionado sobre a possibilidade de eleições antecipadas, Lula disse ainda desconhecer se a atual liderança interina convocará o pleito, mas ressaltou que a condução do processo eleitoral deve permanecer nas mãos dos próprios venezuelanos. Segundo o presidente, o tema foi discutido com o presidente norte-americano, Donald Trump.

No mesmo dia, a opositora María Corina Machado, vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 2025 e atualmente nos EUA, declarou acreditar em eleições “em nove ou dez meses”, desde que seja adotada votação manual. Ela afirmou não ter tratado do assunto com Trump até o momento.

Lula também reiterou que a América do Sul não deve se transformar em novo palco de confrontos armados. “Dissemos ao presidente Trump que a América do Sul é uma zona de paz. Não temos bomba atômica nem armas nucleares. Queremos crescer economicamente, reforçar a democracia e melhorar a vida de milhões de latino-americanos. A América Latina não pode continuar a ser a parte pobre do mundo”, concluiu.

Com informações de Gazeta do Povo