Home / Política / Polícia do Ceará captura fugitivo que teria planejado sequestro do senador Sergio Moro

Polícia do Ceará captura fugitivo que teria planejado sequestro do senador Sergio Moro

ocrente 1770296675
Spread the love

Fortaleza – A Polícia Militar do Ceará prendeu, na manhã de quarta-feira (4), Sidney Rodrigo Aparecido Piovesan, o “El Cid”, apontado como integrante do Primeiro Comando da Capital (PCC) e suspeito de coordenar o plano de sequestro do senador Sergio Moro (União-PR) em 2023.

O foragido foi localizado em Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza, após meses de busca. Contra ele havia dois mandados expedidos pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP): um por homicídio e outro por regressão cautelar de pena por associação ao tráfico. Segundo a polícia, Piovesan havia escapado de uma penitenciária paulista e vivia no Ceará com documentos falsos.

Prisão foi facilitada após captura da esposa

A localização do suspeito ocorreu depois da detenção de sua esposa em Iguatu, no centro-sul do estado. Ela foi parada pela Polícia Rodoviária Estadual quando viajava para São Paulo e apresentou identidade falsa, levando os agentes a rastrear o paradeiro de El Cid em um condomínio de luxo a mais de 300 quilômetros dali.

Reações de autoridades

“Mais um que se vai. Continuarei agindo no Senado e, futuramente, se for honrado, no Governo do Paraná”, disse Moro nesta quinta-feira (5) ao ser informado da captura. Já o governador Elmano de Freitas (PT-CE) destacou: “Um dos bandidos mais perigosos do país… foi capturado pela nossa polícia e entregue à PF. Parabéns à nossa polícia”.

Histórico criminal

Investigado por tráfico de drogas, roubo e associação para o tráfico, Piovesan também é acusado de tentar matar cinco policiais militares em São Paulo, em março de 2014. As apurações indicam que, desde setembro de 2022, ele coordenava uma célula do PCC dedicada a sequestrar e atacar autoridades, entre elas o promotor Lincoln Gakiya, do Gaeco do Ministério Público paulista.

Considerado peça-chave na estrutura da facção, El Cid seria responsável por organizar, financiar e planejar as ações criminosas.

Com informações de Gazeta do Povo