Home / Internacional / X classifica ação policial em escritório de Paris como abusiva e de cunho político

X classifica ação policial em escritório de Paris como abusiva e de cunho político

ocrente 1770171565
Spread the love

São Paulo, 3 de fevereiro de 2026 – A rede social X afirmou que a operação realizada nesta terça-feira (3) por autoridades francesas em seu escritório de Paris foi “abusiva” e um “teatro policial”. Em nota publicada no perfil oficial dedicado a relações governamentais, a empresa declarou que a ação teve motivação política e não buscou cumprir objetivos legítimos de aplicação da lei.

De acordo com o comunicado, o Ministério Público de Paris investiga supostas manipulações de algoritmos e extração fraudulenta de dados na plataforma. O X negou “categoricamente” qualquer irregularidade e classificou as acusações como infundadas.

A companhia também criticou a ampla divulgação da operação pela Procuradoria francesa, argumentando que a medida teve caráter simbólico para pressionar a alta direção nos Estados Unidos, enquanto a investigação foi direcionada à subsidiária francesa e a funcionários locais.

Segundo a rede social, as autoridades ignoraram instrumentos processuais internacionais normalmente utilizados em investigações transnacionais, violando o direito de defesa da empresa. O X sustenta que a ação distorce a legislação francesa, contorna o devido processo legal e ameaça a liberdade de expressão.

O Ministério Público francês confirmou a operação e informou que o proprietário da plataforma, Elon Musk, e outros executivos foram intimados a depor na Justiça do país. A investigação também abrange o funcionamento do modelo de inteligência artificial da empresa, o Grok.

A plataforma declarou que continuará defendendo “seus direitos fundamentais e os de seus usuários” e que não se deixará intimidar pelas autoridades francesas.

Com informações de Gazeta do Povo