Home / Internacional / Caça F-35 dos EUA abate drone iraniano que se aproximava de porta-aviões no Mar Arábico

Caça F-35 dos EUA abate drone iraniano que se aproximava de porta-aviões no Mar Arábico

ocrente 1770148215
Spread the love

As Forças Armadas dos Estados Unidos derrubaram na tarde desta terça-feira (3) um drone iraniano que se deslocava em direção ao porta-aviões USS Abraham Lincoln, estacionado em águas internacionais do Mar Arábico. A aeronave não tripulada, identificada como modelo Shahed-139, foi abatida por um caça F-35C da Marinha, informou o Comando Central norte-americano (Centcom).

De acordo com o Centcom, o USS Abraham Lincoln opera a cerca de 500 milhas náuticas da costa sul do Irã. O comandante do órgão, general Brad Cooper, declarou que “provocações e ameaças do Irã em águas e espaço aéreo internacionais não serão mais toleradas”.

O porta-voz do comando, capitão Tim Hawkins, acrescentou que o drone manteve a rota de aproximação apesar de repetidas tentativas de desescalada por parte do navio norte-americano, o que levou à decisão de abatê-lo. Nenhum militar ficou ferido e não houve danos a equipamentos dos EUA.

Incidente ocorre em meio a negociações nucleares

A queda do Shahed-139 acontece enquanto diplomatas buscam organizar uma nova rodada de conversas sobre o programa nuclear iraniano. O episódio eleva a tensão na região, que já vinha registrando reforço da presença militar dos EUA no Oriente Médio.

Assédio a petroleiro americano

Horas após o abate do drone, o Centcom relatou outro incidente: duas lanchas rápidas e um drone da Guarda Revolucionária iraniana cercaram o petroleiro Stena Imperative, de bandeira e tripulação norte-americanas. O destróier USS McFaul interveio e escoltou o navio-tanque até uma área considerada segura, encerrando a abordagem iraniana.

Segundo militares dos EUA, a rápida resposta evitou novos riscos à embarcação comercial e reforçou o compromisso de proteger o tráfego marítimo na região.

Com informações de Gazeta do Povo