Home / Internacional / Trump afirma que Petro adotou tom amistoso após prisão de Maduro

Trump afirma que Petro adotou tom amistoso após prisão de Maduro

ocrente 1770076171
Spread the love

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta segunda-feira (2) que o chefe de Estado colombiano, Gustavo Petro, mudou de postura desde a operação comandada por forças norte-americanas em 3 de janeiro, em Caracas, que resultou na captura do ditador venezuelano Nicolás Maduro.

“Ele certamente era muito crítico antes disso. Mas, de alguma forma, depois da operação na Venezuela, ficou muito simpático. Mudou completamente de atitude”, afirmou Trump durante coletiva de imprensa na Casa Branca. “Tenho muita vontade de vê-lo”, acrescentou, referindo-se ao encontro agendado para esta terça-feira (3).

De acordo com autoridades colombianas, a reunião na Casa Branca abordará combate ao narcotráfico, cooperação bilateral, migração e a situação política na Venezuela.

Presente simbólico

Petro deve levar a Trump uma cesta de café e chocolates produzidos por famílias envolvidas em programas de substituição voluntária de cultivos ilícitos na Colômbia, numa tentativa de destacar iniciativas de desenvolvimento legal em regiões impactadas pelo tráfico de drogas.

Relações tensas

A visita ocorre após um período de desgaste entre Washington e Bogotá. Nesse intervalo, os Estados Unidos retiraram a Colômbia da certificação antidrogas e incluíram Petro e aliados em listas de sanções do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC), sob suspeita de vínculos com o narcotráfico. O presidente colombiano rechaça as acusações e sustenta que seu governo ampliou apreensões de drogas e conteve a expansão de cultivos ilegais.

Trump sugeriu que a mudança de tom de Petro depois da operação em Caracas foi decisiva para que a reunião acontecesse. “Eu não sei o que aconteceu, mas ele está muito simpático”, disse o líder norte-americano, sem detalhar se a detenção de Maduro influenciará futuras conversas sobre a crise venezuelana.

Com informações de Gazeta do Povo